quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Jomsvikings

A Batalha de Svolder, na qual os Jomsvikings lutaram ao lado Dinamarca contra a Noruega.
Artista: Otto Sinding.

Os Jomsvikings foram um possível clã lendário de mercenários vikings do século X e XI, os quais se dedicavam ao culto de deidades como Odin e Thor. Eles eram politeístas, mas estavam dispostos a lutar para qualquer pessoa que pudesse pagar pelo serviço, mesmo que esta fosse cristã. A lenda referente a eles aparece em algumas sagas islandesas do século XII e XIII, restando apenas 3 runestones e vários lausavísur (composição poética de 1 estrofe) que tratam de uma de suas batalhas.

De acordo com as sagas nórdicas (particularmente a Saga Jómsvíkinga, a Saga do Rei Olaf Tryggvasson e histórias encontradas no Flateyjarbók), a fortaleza dos Jomsvikings, a Jomsborg, estava localizada na costa sul do Mar Báltico (moderna Pomerânia), aproximadamente entre 960 e 1043. Devido a escassez de fontes primárias, a existência de Jomsborg ainda é discutida entre os acadêmicos.

A Saga dos Jomsvikings relata que eles selecionavam criteriosamente quem seria admitido no clã. A admissão era restrita a homens que tivessem provado seu valor entre 18 e 50 anos (houve apenas 1 exceção: um menino de 12 anos chamado Vagn Âkesson foi aceito por ter derrotado Sigvaldi Strut-Haraldsson em um combate). Para que fosse admitido, o candidato deveria realizar uma tarefa que demonstrasse sua força e coragem, geralmente assumida como um holmgang (duelo praticado entre os antigos escandinavos) com um Jomsviking.

Egill Skallagrímsson em um holmgang com Berg-Önundr.
Artista: Johannes Flintoe.

Uma vez que eram admitidos, os Jomsvikings exigiam o estrito cumprimento de um código de conduta a fim de cultivar um senso de disciplina militar entre eles. Assim, qualquer violação das regras sofreria a imediata expulsão do infrator. A cada Jomsviking caberia o dever de defender seus irmãos, bem como de vingar suas mortes, caso fosse necessário. Essa irmandade também se refletia nos lucros, pois os saques das batalhas deveriam ser igualmente distribuídos.

A ordem dos Jomsvikings parecia se sustentar por meio de um rigoroso sistema de controle. Nenhum Jomsviking seria permitido de se abster de Jomsborg por mais de 3 dias sem a permissão do clã e quaisquer blood feuds (feudos caracterizados por confrontos vingativos a fim de restaurar a honra) seriam mediados pelos líderes. O integrante era proibido tanto de falar mal de seus companheiros quanto de discutir com os mesmos. Ele também era proibido de demonstrar medo ou de fugir do confronto de um inimigo de força igual ou inferior. Nenhuma mulher ou criança podia adentrar as paredes da fortaleza e ninguém devia ser tomado como cativo. Apesar disso, não se sabe se os membros tinham permissão para se casar.

Fonte: